Região de Trentino Alto Ádige

Trentino Alto Adige é uma região vinícola da região do Nordeste da Itália, que faz fronteira com a Áustria. O rio Adige que banha as suas margens e cunha parte do seu nome. As suas principais cidades são Bolzano e Trento.

Apesar de não ser uma região muito extensa, Trentino Alto Adige apresenta uma ampla diversidade de climas e solos. Além dos vinhos tintos e brancos, são produzidos também vinhos doces como Moscatéis,  estes últimos são elaborados com uvas de colheitas tardias. Os espumantes são originados a partir do método clássico e do método Charmat.

Até aos anos 80, as uvas predominantes na região eram as tintas. Actualmente, as uvas mais cultivadas são as variedades brancas, chegando a ocupar 75% dos terrenos destinados à produção vinícola de Trentino.

MANOG Enoteca Italiana - Regiões italianas

As uvas Müller-Thurgau, Chardonnay e Pinot Grigio são as cultivadas, porém, a casta mais famosa da região é a uva nativa Teroldego. Esta variedade é responsável pela produção de vinhos tintos rotulados como Teroldego IGT, além dos mais famosos exemplares que carregam a denominação de origem específica Teroldego Rotaliano. Outras uvas cultivadas em Trentino, além da Teroldego, são as uvas tintas Lagrein, Schiava e Marzemino.

  • MANOG Enoteca Italiana - Bottega Vinai Gewurtztraminer

    GEWURZTRAMINER VINAI (D.O.C.)

    0 out of 5

    GEWURZTRAMINER VINAI (D.O.C.)

     

     

    Características Gerais: A casta Gewurztraminer é nativa de Trentino em Termeno (Traminer em Alemão).

     

    Área de Produção: Trentino

     

    Casta: 100% Gewurztraminer

     

    Álcool: 13,5 %Vol.

     

    Características Organoléticas: Amarelo palha com reflexos dourados. Aroma intenso com notas de chá de rosas, frutos exóticos (ananás, manga madura) e delicado bouquet de especiarias. Paladar elegante, estruturado, equilibrado e seco.

     

    Harmonização: Mariscos e carnes brancas bem condimentadas. Acompanha bem doces tradicionais durante a sobremesa.

     

    Temperatura de serviço: 12 °C.

     

    8,50
  • MANOG Enoteca Italiana - Gewurtztraminer

    GEWURZTRAMINER (D.O.C.) 

    0 out of 5

    GEWURZTRAMINER (D.O.C.) 

     

     

    Características Gerais: Casta famosa pela sua elegância e originalidade de aromas. Com raízes nas redondezas do Alto Adágio em Termeno (Tramin em alemão) e uma forte expansão na Alsácia e algumas outras áreas com clima frio-temperado que permitem a expressão dos aromas mais elegantes.

     

    Área de produção: Trentino (Colinas de Rovere della Luna e Lavis).

     

    Casta: Gewurztraminer

     

    Álcool: 13 %Vol.

     

    Características Organoléticas: Amarelo palha com reflexos dourados, aromas frutados (notas de especiarias), boca seca com boa acidez e textura.

     

    Harmonização: Massas com molhos fortes, peixes carnudos, queijos de cabra e biscoitos Amaretti.

     

    Temperatura de serviço: 12 °C.

     

    6,50
  • MANOG Enoteca Italiana - Muller Thurgau

    MULLER THURGAU (D.O.C.)

    0 out of 5

    MULLER THURGAU (D.O.C.)

     

     

    Características Gerais: Trata-se de um cruzamento genético (casta Riesling e Madeleine Royale do Reno) que resultou na variedade de uva Muller Thurgau. Este isolamento foi feito pelo Dr. Herman Muller no Cantão Suíço de Thurgau na segunda metade do século XIX. O seu cultivo apresenta resultados satisfatórios quando produzido em climas frios e temperados (Região dos Vales Alpinos).

     

    Área de Produção: Trentino

     

    Casta: Muller Thurgau

     

    Álcool: 12%Vol.

     

    Características Organoléticas: Cor amarelo palha com reflexos verdes, aromas delicados a citrinos e cedro. Fim de boca seco, intenso e frutado.

     

    Harmonização: Peixe grelhado, pratos leves. Adapta-se bem como aperitivo.

     

    Temperatura de serviço: 10 °C.

     

    6,00
  • MANOG Enoteca Italiana - Chardonnay

    CHARDONNAY (D.O.C.)

    0 out of 5

    CHARDONNAY (D.O.C.) 

     

     

    Características Gerais: Casta nativa de Borgonha que começou a ser plantada em Trentino no fim do século XIX, adaptando-se perfeitamente ao clima fresco e aos solos bem drenados.

     

    Área de Produção: Cultivada a baixas altitudes no Valle D`Adágio.

     

    Casta: Chardonnay

     

    Dados Analíticos: Álcool: 12,5 %V

     

    Características Organoléticas: Cor amarelo palha com aromas frutados a maça dourada. Fim de boca seco, elegante e ligeiramente amendoado.

     

    Harmonização: Pratos de bacalhau, mariscos e carnes brancas com um bocado de gordura pois tem uma acidez perfeita para esse efeito.

     

    Temperatura de serviço: 10 °C .

     

    6,00