Região de Sicília

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo que se encontra separada da Itália pelo Estreito de Messina. As suas montanhas e encostas conferem uma óptima exposição de raios solares tão necessário para a vinicultura. O seu clima é seco e quente com baixa quantidade de chuva, tornando esta região italiana ideal para o crescimento de uvas de elevada qualidade.

A maioria dos produtores cultivam uvas nativas, que dão origem a vinhos fantásticos e que representam a verdadeira personalidade da Sicília. A autóctone Nero d’Avola tem coloração intensa com uma presença de taninos estruturados e robustos.

Um dos dos seus vinhos mais conhecidos é o doce Marsala e o Passito di Pantelleria, que é um excelente vinho branco de sobremesa, elaborado com uvas deixadas a secar ao sol.

MANOG Enoteca Italiana - Regiões italianas

O vinho fortificado Marsala, símbolo da Sicília, é considerado o “primo italiano” do vinho português do Porto e do espanhol Jerez. O Marsala é classificado conforme sua coloração e é produzido a partir de uvas cultivadas, geralmente, a apenas 1km de distância do mar. As uvas brancas utilizadas nesse vinho podem ser Inzolia, Damaschino, Catarratto e Grillo, e as tintas ficam entre Pignattello, Nero d’Avola, Nerello Mascalese e Calabrese.

  • MANOG Enoteca Italiana - Passimiento

    PASSIMIENTO 2017 (I.G.T.)
    Terre Siciliane

    0 out of 5

    PASSIMIENTO 2017 (I.G.T.)

     

    Características Gerais: Obtido de vinhas velhas (300 a 600 metros acima do nível do mar) plantadas em solo Argiloso. Os cachos da variedade Frappato são vindimados cedo de forma a manter a frescura típica. Os cachos de Nero d`Avola são deixados na vinha durante um periodo mais longo de forma a sofrerem uma pequena desidratação natural para concentrar os constituintes mais importantes da uva. A doçura natural do vinho advém de uma interrupção da fermentação usando o frio.

    Área de produção: Sicilia.

    Castas: 70% Nero d`Avola e 30% Frappato.

    Álcool: 13,5 %Vol.

    Características Organoléticas: Cor vermelha intensa, notas de aromas a frutos vermelhos maduros característicos da vindima tardia. Na boca é quente, equilibrado e harmonioso com uma frescura notável.

    Harmonização: Queijos e massas condimentadas.

    Temperatura de serviço: 16 a 18 °C

    16,50
  • MANOG Enoteca Italiana PetraLava Rosso Etna

    PETRALAVA ETNA 2012 (D.O.C.)
    Terre Siciliane

    0 out of 5

    PETRALAVA ETNA 2012 (D.O.C.) 

     

    Características Gerais: Produzido a partir das castas Autóctones Nerello Mascalese e Nerello Cappuccio plantadas nas encostas do vulcão ativo Etna nos distritos de Randazzo e Castiglione di Sicilia. Trata-se de um terroir muito especial com um terreno fértil em areias e rochas escuras de origem vulcânica. As grandes variações térmicas entre o dia e a noite e os longos Verões quentes e secos conferem um carácter muito especial ao Petralava Etna D.O.C.

     

    Localização Geográfica: Etna D.O.C. na Sicilia

     

    Castas: Nerello Mascalese e Nerello Capuccio

     

    Vinificação e Maturação: Vinificação tradicional em tinto com longa maceração fermentativa. Envelhecimento de 12 meses em cubas e barricas antes de ser lançado para o mercado.

     

    Dados Analíticos: Álcool: 13,5 %V

     

    Características organoléticas: Vermelho intenso, aromas quentes a frutos vermelhos, especiarias e minerais, com um fim de boca seco, encorpado e intenso.

     

    Harmonização: Queijos maduros, pratos de massas condimentados e carnes vermelhas .

     

    Temperatura de serviço: 18 °C

    18,50
  • Destaque
    MANOG Enoteca Italiana - Solo Nero D'Avola

    SOLO NERO D’AVOLA (I.G.T.)
    Terre Siciliane

    0 out of 5

    SOLO NEROD’AVOLA (I.G.T.)

     

     

    Características Gerais: Vinho produzido a partir da casta Nero D’Avola 100% na região da Sicilia.

     

    Casta: Nero D’Avola 100%

     

    Álcool: 13% Vol.

     

    Características organoléticas: Cor vermelho rubi intenso aroma a cerejas e bagas sabor quente e harmonioso com agradáveis notas de acidez.

     

    Harmonização: Ideal para acompanhar carnes vermelhas.

     

    Temperatura de serviço:  Entre 16 a 18ºC.

     

    11,50