Região de Sardenha

A Sardenha é uma ilha ao oeste da Itália, entre a Sicília e a Córsega. A Sardenha é a segunda maior ilha do Mediterrâneo e é uma das regiões que produz vinhos de excelente qualidade, robustos e com personalidade.

A grande maioria das vinhas nesta ilha estão localizados em altitudes elevadas. Isto garante um perfeito amadurecimento de castas consideradas de difícil cultivo, tais como a uva Carignano, uma das variedades mais antigas da Sardenha.

Outras uvas muito encontradas nesta região são a Cannonau (chamada de Grenache pelos franceses), a Cabernet Sauvignon e a Bobal, além da Malvasia e Vermentino. Outras uvas, que surgem em menor quantidade na região, são a Torbato, Semidano, Niederra, Nugarus, Monica e Nasco.

MANOG Enoteca Italiana - Regiões italianas

Embora a produção de vinhos na Sardenha seja reduzida devido à sua pequena dimensão, os seus vitivinicultores estão empenhados em criar vinhos de alta qualidade, conquistando já bastante reconhecimento internacional.

Um dos grandes nomes do sul da Itália é Argiolas. Os vinhos de Argiolas, segundo Robert Parker são “referências absolutas que capturam a mágica de Sardenha por preços realmente justos se considerarmos a alta qualidade dos vinhos”.

  • MANOG Enoteca Italiana Prendas

    VERMENTINO DI SARDEGNA (D.O.C)

    0 out of 5

    VERMENTINO DI SARDEGNA (D.O.C)

     

     

    Características Gerais: Vinho produzido a partir da casta Vermentino, uva branca utilizada na elaboração de grandes vinhos na ilha da Sardegna. As vinhas estão plantadas em solos de mistura média composta por calcário e argila, terreno montanhoso e clima sub-árido.

     

    Área de Produção: Sardegna

     

    Casta: 100% Vermentino

     

    Álcool: 13,5 % Vol.

     

    Vinificação: Após uma cuidadosa seleção das parcelas, as uvas passam por desengaçamento seguido por uma prensagem. O mosto obtido é clarificado por decantação a frio e a é inoculado com leveduras selecionadas. A fermentação é realizada a temperaturas de 14-16 ° C. Depois de terminada a fermentação o vinho permanece em contato com suas borras nobres por cerca de 45 dias e engarrafado na primavera seguinte.

     

    Característica Organoléticas: Cor amarelo-palha claro, com reflexos esverdeados, aroma floral intenso, fresco e frutado.

    Na boca é intenso e persistente, acídulo, com um leve amargor no final de boca.


    Harmonização
    : Combina muito bem com frutos do mar e peixes grelhados.


    Temperatura de serviço:  10 a 12C°.

     

    17,50
  • MANOG Enoteca Italiana Perlas

    NURAGUS DI CAGLIARI (D.O.C.)

    0 out of 5

    NURAGUS DI CAGLIARI (D.O.C.)

     

     

    Características Gerais: Vinho produzido a partir da casta Nuragus em Cagliari na região da Sardegna. As vinhas estão plantadas em solos de mistura média composta por calcário e argila, terreno montanhoso e clima sub-árido.

     

    Área de Produção: Sardegna

     

    Casta: 100% Nuragus

     

    Álcool: 13% Vol.

     

    Vinificação: Após uma cuidadosa seleção das parcelas, as uvas passam por desengaçamento seguido por uma prensagem suave. A fermentação é realizada a temperaturas de 15 ºC. Depois de terminada a fermentação o vinho permanece em contato com suas borras nobres e engarrafado na primavera seguinte.

     

    Característica Organoléticas: Cor amarelo claro palha com reflexos esverdeados. Aroma fresco e levemente frutado. Na boca é delicado, com uma agradável expressão ácida.

     

    Harmonização: Combina bem com crustáceos, peixes nobres, aperitivos e primeiros pratos.

     

    Temperatura de serviço: 10 a 12ºC.

     

    15,50
  • MANOG Enoteca Italiana Anzenas

    CANNONAU DI SARDEGNA 2016 (D.O.C.)

    0 out of 5

    CANNONAU DI SARDEGNA 2016 (D.O.C.)

     

     

    Características Gerais:Vinho produzido a partir da casta Cannonau 90% e os restantes  10 % com uvas vermelhas nativas. As vinhas estão plantadas em solos de mistura média composta por calcário e argila, terreno montanhoso e clima sub-árido.

     

    Área de Produção: Sardegna

     

    Casta:90%Cannonau,10% uvas vermelhas nativas

     

    Álcool: 14,5 % Vol.

     

    Característica Organoléticas: Cor vermelho rubi intenso com reflexos de granada, aroma intenso e persistente, etéreo.

    Na boca é quente e envolvente, com um bom corpo.

     

    Vinificação: As uvas, após o desengace, são enviadas para fermentação que dura 8-10 dias a uma temperatura de 26 ° C.

    Depois de terminada a fermentação alcoólica ,o vinho é transferido para tanques onde ocorre a fermentação maloláctica e posteriormente, é refinado por alguns meses.

     

    Harmonização: Ideal para assados, caça e queijos com sabor forte picante.

     

    Temperatura de serviço:  18 a 20°C.

     

    17,50
  • MANOG Enoteca Italiana Arenadas

    MONICA DI SARDEGNA 2016 (D.O.C.)

    0 out of 5

    MONICA DI SARDEGNA 2016 (D.O.C.)

     

     

    Características Gerais: Vinho produzido a partir da casta Monica 90% e os restantes 10% com uvas vermelhas nativas. As vinhas estão plantadas em solos de mistura média composta por calcário e argila, terreno montanhoso e clima sub-árido.

     

    Área de Produção: Sardegna

     

    Casta:90% Monica,10% uvas vermelhas nativas

     

    Álcool: 14%

     

    Vinificação: As uvas, após o desengace, são enviadas para fermentação que dura 8-10 dias a uma temperatura de 26 ° C.

    Depois de terminada a fermentação alcoólica o vinho é transferido para tanques onde ocorre a fermentação maloláctica e posteriormente depois de um período de envelhecimento por alguns meses é engarrafado e comercializado.

     

    Característica Organoléticas: Cor vermelho rubi com reflexos violáceos, tendendo a granada com o envelhecimento, aroma intenso e persistente, etéreo com toques de framboesa e cereja. Na boca é quente, tânico, persistente.

     

    Harmonização: Combina bem com risotos, carnes magras e queijos.

     

    Temperatura de serviço: 18 a 20ºC.

     

    16,50