Região de Lombardia

A região da Lombardia tem como cidade principal Milão e a produção de vinho tem uma qualidade superior, destacando-se no mercado internacional pelos óptimos vinhos de Franciacorta, uma área vinícola de excelentes vinhos.

O microclima que se desenvolve na Lombardia, com a formação frequente de nevoeiros, propicia as condições perfeitas para o cultivo das uvas e para a elaboração de vinhos extraordinários e dos famosos espumantes de Franciacorta.

Franciacorta foi promovida à categoria DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), a mais alta classificação da Itália para vinhos de qualidade, em 1995.  Esta região produz dos melhores vinhos e espumantes do mundo, capazes de rivalizar com os melhores vinhos do mundo.

MANOG Enoteca Italiana - Regiões italianas

Franciacorta é a única denominação do país peninsular dedicada à produção de espumantes pelo chamado método tradicional, que é como o clássico método Champenoise é conhecido na região. Entre os grandes produtores presentes no mercado internacional, podemos citar Ca’ del Bosco e Bellavista, dois nomes de grande relevância no cenário de Franciacorta.

Nas regiões férteis da Lombardia é possível encontrar uma infinidade de uvas e vinhos. Algumas das variedades possíveis, temos as uvas Nebbiolo, Barbera, Croatina, Ughetta e Pinot Nero, todas representantes das uvas tintas. Nas uvas brancas, temos Riesling, Moscatel e Malvasia.

  • MANOG Enoteca Italiana - Curte franca Bianco 2014

    CURTEFRANCA (D.O.C.)

    0 out of 5

    CURTEFRANCA (D.O.C.) 

     

     

    Características Gerais: Franciacorta é uma pequena região D.O.C. na área de Lombardia.O Curtefranca bianco faz-se a partir de 10 parcelas de vinha de Chardonnay (idade média de 26 anos) localizadas nos municípios de Erbusco, Cazzago, San Martino e Passirano e 2 parcelas de vinha de Pinot Bianco (idade média de 21 anos) localizadas no município de Passirano.

     

    Área de Produção: Lombardia (Franciacorta)

     

    Casta: 80% Chardonnay, 20% Pinot Bianco

     

    Álcool: 12.5% Vol.

     

    Características Organoléticas: Amarelo palha, nariz com notas de amêndoas, nozes e um toque de baunilha. Na boca é seco e amanteigado com um fim de boca elegante mas persistente.

     

    Harmonização: Excelente com pratos de bacalhau, lagosta, camarões grelhados e queijos amadurecidos.

     

    Temperatura de serviço: 12 °C.

     

    25,50