Região de Lazio

A região de Lazio localiza-se na zona central de Itália, tendo como cidade mais importante a capital Roma. O solo vulcânico desta região oferece condições excelentes para a viticultura, graças à sua característica porosa e com boa drenagem.

Os nutrientes são fornecidos para as vinhas provenientes da lava e de tufos calcários, ricos em potássio. Particularmente adequado para uvas brancas, este tipo de solo garante frutos com bastante equilíbrio e boa acidez.

A brisa fresca da proximidade marítima regula as temperaturas mais quentes e secas, e a área mais montanhosa desenvolve diversos microclimas, protegendo as vinhas dos frios ventos do nordeste, dos Alpes.

MANOG Enoteca Italiana - Regiões italianas

O Lázio foi adquirindo uma boa reputação, sobretudo, por causa dos seus vinhos brancos. Os mais conhecidos são o Frascati, o Trebbiano e o Malvasia di Candia que, inicialmente eram vinhos mais pesados e redondos, feitos para consumo imediato. Hoje, tornaram-se mais leves, secos e frescos, graças a métodos de vinificação modernos. No entanto, estes vinhos continuam a ser pensados para o consumo dos jovens.

Como grande parte dos vinhos italianos, os vinhos brancos de Lazio, são indicados para acompanhar pratos de carne e de peixe. Os tintos desta região estão a crescer e a implantarem-se no mercado dos vinhos, principalmente os Sangiovese, Cesanese, Montepulciano, Merlot e Nero Buono di Coro.